Nostalgia: Ladrilho Hidráulico

Sabe aquela nostalgia que você sente quando encontra um ladrilho por ai?

Pois é, o ladrilho causa isso em mim e em muitas pessoas, pois remete à infância, às vezes de forma inconsciente.

Essa é uma grande tendência da arquitetura e do design contemporâneo, a busca pela história como um reencontro com o “próprio eu”. Assim sendo, esse elemento voltou com tudo, repleto de inovação e beleza.

Breve pausa para a história:

O ladrilho é um antigo elemento que foi criado no século XIX em Barcelona. O estilo que dominava na época era o Art Nouveau, então o ladrilho seguiu suas tendências, que são encontradas nas formas orgânicas de seus desenhos, nos seus elementos de fabricação, nas referencias da natureza e no simbolismo.

Na época, os revestimentos deixaram de ser apenas funcionais e econômicos, e passaram a ser uma obra de arte, uma explosão artística.

Grandes nomes da arquitetura como Lluís Domènech i Montaner, Josep Puig i Cadafalch, Enric Sagnier, Joan Rubió i Bellver e Antoni Gaudí, produziram diversas peças ecléticas.

Um clássico de encher os olhos são os pisos desenhados por Gaudi para a Escofet Company, suas peças hexagonais podem ser encontradas ainda hoje no Paseo de Gracia em Barcelona.

Sua composição é uma mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco. O processo de produção é completamente artesanal. Para quem se interessar em conhecer esse processo, ninguém melhor do que o próprio dono da Ladrilar para falar do assunto, confira esse vídeo.

Além de lindos e artesanais, esse material ainda é sustentável, pois não consome energia elétrica quando produzido, e também não emite gases como o CO2, pois não é queimado em fornos.

Sua resistência é alta e suas cores não desbotam com os anos. Pode ser usado em áreas externas e internas, pisos e paredes, alto e baixo tráfego, áreas secas e molhadas (não escorregadio). Não tem segredos ou muitas restrições quanto ao local de aplicação do produto.

A dica mais importante que posso dar para você: Escolha o profissional certo para executar a instalação desse tipo de revestimento, pois é um serviço que demanda cuidado e experiência específica.

As peças antes de serem instaladas devem ser manuseadas com cuidado, os processos de impermeabilização (resina) devem ser feitos corretamente, esperando o tempo de secagem de cada demão, o que irá garantir a durabilidade da peça.

Sua manutenção e limpeza são simples, para limpezas cotidianas: àgua e sabão neutro bastam, para manter o brilho é necessário o uso de uma cera líquida incolor aplicada com um rolo a cada 15 dias.

Outro ponto interessante do ladrilho, é que você pode fazer o desenho que quiser, criando e inovando, talvez contando um pouco da sua história, e ainda definir quais cores vão completar a obra de arte da sua casa ou loja.

Então, com todo o meu amor pelo material, fiz uma seleção incrível de fotos onde esse material foi utilizado. Espero que gostem e se inspirem!!!

Separei por ambientes, abaixo os banheiros:

Sem Commentários
Deixe um comentário